Deputados querem Uenf fora dos cortes do RJ

Política
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj) em defesa da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), localizada em Campos, no Norte Fluminense, vai se reunir com o governador em exercício, Francisco Dornelles, para que a instituição seja excluída do corte de orçamento do estado. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (30) pelo presidente do grupo, deputado Bruno Dauaire (PR), em reunião na Alerj. O decreto 45.680 do Poder Executivo, publicado em junho, determina que as instituições públicas usem 30% a menos do que foi gasto em 2015. 

Dauaire lembra que a regra exclui da meta de corte as secretarias de Estado de Saúde, Segurança e de Administração Penitenciária. Como a Uenf é ligada à secretaria de Ciência e Tecnologia, estaria também obrigada a reduzir seus gastos. 

“Vamos tentar uma reunião com o Dornelles para que ele possa avaliar a exclusão da Uenf deste corte de 30% e também discutir outras demandas urgentes da universidade, como a necessidade de uma autonomia financeira”, explicou. 

Segundo o reitor da Uenf, Luis Passoni, o orçamento do ano passado já foi o estritamente necessário para o funcionamento da instituição, e não incluía nenhum recurso para investimentos. 

“Não há a mínima condição da Uenf sobreviver com menos do que isso. Pelo contrário, o déficit do orçamento para 2016 é de aproximadamente 10 milhões de reais”, declarou Passoni.