Questão de estilo

Por

A tosa asiática é uma tendência canina

Foto: Lucas Benevides

Cada vez mais os pets são considerados parte da família de seus donos, que adoram mimar seus bichinhos. Com o mercado pet em verdadeira expansão, os pet shops investem em diversas opções de tratamentos estéticos, que vão desde o tradicional banho e tosa até mais sofisticados, como a cauterização. 

O Centro de Estética Pet Home, em Niterói, conta também com hidratação, desembolo, banho de volume, penteados. O espaço considera a tosa como um verdadeiro serviço de arte, estando sempre antenado às novidades. 

“O que mais está em alta são as tosas em carinha de ursinho, chamadas tosas asiáticas. A técnica geralmente deixa o elo do corpo mais curtinho, as patinhas levemente arredondadas e uma carinha em formato de urso”, conta o esteticista animal Igor de Paula, destacando também as tendências dos adereços como laços e gravatas.

“As tosas asiáticas, por exemplo, pedem somente um laço bem grande no meio da cabeça, desproporcional ao tamanho do corpo. A ideia da asiática e coreana é transformar os cãezinhos em uma espécie de mangá, geralmente as orelhas são um pouco maiores e a parte dos olhinhos bem clean pra realçá-los”, explica.

As tendências variam, também, de acordo com a época do ano e do lugar.

“As mais populares agora são as tosas bebês, principalmente porque o tempo tá mais quente. Rostinho baixinho, corpinho mais raspadinho... Por causa do calor, é mais prático”, afirma a tosadora Roberta Martins, do Trevinho Pet Shop. 

Pra além de pura estética, esses tratamentos são importantes também para a própria saúde do bichinho, como explica a veterinária Mabel Vaz.

“O banho retira as impurezas, bactérias e fungos do corpo, evitando infecções e mau cheiro. Porém, assim como nós, os animais possuem uma proteção natural, com bactérias boas que auxiliam na saúde, e um banho com um produto errado pode prejudicá-lo. Por isso, é importante a orientação de um profissional. Já uma tosa bem-feita facilita a higienização do pet após suas necessidades, e o pet consegue movimentar-se, ver e ouvir melhor”, explica a doutora, que ressalta, também, que os pelos são de grande importância para os pets, destacando a necessidade de um cuidado redobrado na hora de escolher a tosa. “O pelo regula a temperatura do animal, aquecendo no inverno e resfriando no verão. Por isso, a tosa completa pode prejudicar muito a saúde. Além disso, existem raças como spitz alemão e o chow-chow que, se forem mal tosados, podem sofrer alopecia pós-tosa, ou seja, a redução parcial ou total de pelos em uma área”, aponta.

Os profissionais de banho e tosa têm uma grande aproximação com os animais e aproveitam o momento praticamente semanal de banhar os pets para analisar a sua saúde. 

“Hoje, o profissional de banho e tosa está muito ligado ao animal, até mais que o veterinário. Quando a gente recebe o pet, temos um protocolo de examiná-lo, se a pele está danificada, se há alguma lesão, se está faltando unha. A gente avalia minuciosamente e, se encontrarmos algo, já passamos para o veterinário”, argumenta Igor.

Além disso, os produtos voltados ao mundo pet também sempre trazem novidades. Atualmente, por exemplo, é possível finalizar os pelos e selar as cutículas apenas com um xampu e condicionador de efeito liso, sem mais a necessidade de uma prancha. São muito fortes também as explosões de cheiro, que vêm em diversas essências, como cupuaçu e maracujá, e prometem deixar os bichinhos cheirosos por até dez dias. 

  • Tags: