Sorrir melhora a vida

Por

Um sorriso bonito abre portas, conquista amigos e amores e pode até se tornar a melhor referência que alguém pode ter

Foto: Reprodução da internet

Um sorriso bonito abre portas, conquista amigos e amores e pode até se tornar a melhor referência que alguém pode ter. Dizem até que libera ótimas substâncias no cérebro e mantém o rosto jovem. Seja como for, para quem não teve a sorte de nascer com uma arcada perfeita e simétrica, a boa notícia é que os tratamentos dentários promovem verdadeiros milagres. Aproveitando a proximidade do Dia do Dentista, a ser comemorado no dia 25, dentistas e especialistas explicam como alcançar um belo sorriso.

“Parece clichê, mas o sorriso pode ser porta de entrada para o primeiro contato com alguém no ambiente profissional ou pessoal, por isso, saber sorrir, sem parecer forçado, pode mostrar uma pessoa mais acessível para conversas e networking”, explica a coach Cibele Nardi. 

“Exteriorizar o que se sente também é uma medida necessária para ser feliz. Um sorriso natural é uma linguagem universal de simpatia e empatia”, afirma Nardi. 

Atualmente, técnicas modernas e materiais de última geração, aliados a um bom planejamento e estudo do caso, permitem qualquer um se beneficiar de um sorriso bonito, garante Eduardo Henrique Sabatini Filho, especialista em próteses e implantes, da Clivo Odontologia. Segundo ele, hábitos simples, como escovar os dentes após cada refeição e antes de dormir, além do uso de fio dental e higienização da língua são fundamentais para a manutenção de uma boca saudável e bonita.  

“O hábito de morder objetos, como tampas de canetas, abrir embalagens, garrafas, entre outros, é uma das principais razões de danos aos dentes. Apesar de parecer inofensiva, essa mania pode causar desde erosões no esmalte ou, até mesmo, problemas articulares mais sérios; causando danos estéticos e funcionais. Quanto aos alimentos, é bom evitar o excesso de açúcar, refrigerantes e frutas ácidas. Bebidas com pigmentos intensos, como café e vinho, também contribuem para manchar o esmalte”, ressalta Sabatini. 

Para a jornalista Daniele Asth, mais do que uma forma de socializar, sorrir é um estilo de vida.

 “Sorrir gera boas energias e faz bem tanto para quem sorri como para quem recebe o sorriso. Geralmente as pessoas elogiam o meu sorriso e me consideram simpática. Um simples sorriso pode abrir portas e mudar a nossa vida!”, afirma.

Para tratar dentes com manchas e tártaros, e assim garantir um sorriso lindo, são necessários, a princípio, limpeza regular, polimentos e o clareamento dental com indicação profissional, ensina Sérgio Motta, especialista em implantes dentários. Ele também destaca os recursos mais modernos para quem quer ter um belo sorriso.

“Para as arcadas dentárias desalinhadas, a harmonização do sorriso com aparelhos ortodônticos e coberturas cosméticas com facetas de porcelana são o mais recomendado, assim como resinas para fechamento das diastemas, que são espaços indevidos entre os dentes. Com relação a dentes perdidos, a utilização de  implantes dentários e próteses sobre implantes, assim como enxertos de gengiva e de osso, quase sempre necessários quando se extrai um dente, podem garantir uma melhor estética”, explica Motta.

Coroas de porcelana e de resina sobre implantes, facetas de porcelana e de resina sobre dentes e clareamento dental são hoje os tratamentos mais realizados nos consultórios, segundo Sérgio, que lembra ainda que uma alimentação com muitos corantes pode comprometer a beleza dos dentes. 

“Também é imprescindível a visita regular ao dentista, pois é comum, com o passar dos anos, os dentes ficarem amarelados. Outro problema é que parte da população entende que extrair um dente é um procedimento normal, mas não é”, ressalta o doutor. 

Após um tratamento para corrigir uma separação nos dentes da frente, a operadora de telemarketing Silvia Maria Muniz afirma que se sente mais confiante.

 “Após o procedimento para corrigir a diastema, anos atrás, passei a me sentir melhor ao sorrir. Na verdade, acho que as pessoas talvez nem observem a diferença, mas eu me sinto melhor e mais confiante. Aconselho a quem se sente limitado a sorrir por conta de algum problema desse tipo, tentar corrigir o mais rápido possível, pois o acréscimo na autoestima é imenso”, garante Silvia.

Especialista em programação neurolinguística, a psicóloga Maria Leticia Leite diz que o sorriso é uma linha curva que faz com que tudo se endireite. 

“Apenas um sorriso pode proporcionar relaxamento físico e mental, alívio de sintomas de estresse, desgaste, ansiedade; aumenta a autoconfiança; fortalece o sistema imunológico e limpa os pulmões, eliminando dióxido de carbono. Além disso favorece as relações humanas, afinal, todo mundo sorri na mesma língua”, conclui Letícia. 

  • Tags: