Cantinhos charmosos

Revista
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Juliana Bento destaca a tranquilidade e o clima familiar do Garden Bistrô, no Cafubá

Douglas Macedo

Longe da famosa badalação da Zona Sul, Niterói também oferece opções surpreendes para quem quer aproveitar os momentos de lazer com estilo. Passando por Jurujuba e seguindo para a Região Oceânica, a cidade esconde um charmoso e discreto roteiro, cheio de atrações sofisticadas. Uma rota não formatada, com opções de lazer a gastronomia, que, aos poucos, vai sendo descoberta pelos que sabem aproveitar o melhor da vida.

Há dois anos e meio, os fins de semana ficaram mais charmosos em Jurujuba com o Guarderya Beach Club, espaço à beira-mar que sedia eventos, passando por cafés da manhã até shows musicais, tudo isso emoldurado por uma das vistas mais charmosas de Niterói.

“Aos domingos, abrimos para os que querem tomar um café da manhã ou para os que querem tomar uma cerveja ou apenas alugar equipamentos para a prática de stand up paddle. A partir das 17h, temos um show de música ao vivo, geralmente de rock”, explica o administrador do local, Max Moura. 

Nos outros dias da semana, o espaço multiuso atende eventos privados, como casamentos, aniversários e encontros corporativos. A proposta principal do negócio, segundo Max, é existir em perfeita harmonia com a comunidade local.

“O lugar estava abandonado e aluguei justamente com a ideia de fazer esse local, que pudesse ter diversas finalidades. No início, alugava para produtores de shows, mas parei porque não queria ter problemas com a comunidade, afinal, também moro aqui. Hoje, conseguimos receber até 300 pessoas em área coberta e todo o mundo que vem se encanta com a possibilidade de estar nessa espécie de refúgio natural, sem precisar sair de Niterói”, revela o administrador.

Há pouco mais de um mês, o professor Alan Ribeiro casou-se no espaço e garante que o cenário tornou o evento inesquecível. 

“Conheci o local por indicação de amigos. Foi muito agradável viver um momento tão importante da minha vida em um espaço tão bonito. Foi tudo muito bem-cuidado, só tive alegrias”, elogia.

Max Moura é o administrador da Guarderya Beach Club, em Jurujuba, espaço multiuso escondido no fim do bairro dos pescadores

Douglas Macedo

Seguindo um pouquinho à frente do túnel Charitas-Cafubá em direção à Região Oceânica, é possível encontrar um pedacinho de Minas Gerais. A chama do fogão a lenha do Garden Bistrô remete ao interior, mas também ao passado de uma família que resolveu resgatar suas próprias raízes para fugir da crise econômica.

“Em 2015, voltamos para Governador Valadares por conta de toda a dificuldade que se instalava no País. Só que nessa volta, percebemos com mais atenção como o povo mineiro vive. Uma mistura de simplicidade e fartura. A gente já tinha morado em São Paulo, em meio a todo aquele estresse e fast-foods, por isso, esse reencontro nos encantou. Foi então que achamos que seria uma boa ideia levar essa comida, esse ambiente e, principalmente, esse acolhimento para Niterói”, revela Vânia Santo Miranda, proprietária do restaurante.

A gastronomia rústica e artesanal ganhou ainda admiradores com a abertura do túnel que liga a Zona Sul à Região Oceânica. Junto com o marido e os dois filhos à frente dos negócios, a empresária conclui que conseguiu importar o charme e o sabor da sua terra para seu negócio.

“Nunca trabalhamos com restaurante. Essa foi nossa saída criativa da crise. Os amigos sempre elogiaram nossa comida, então, unimos o útil ao agradável. Para melhorar, estamos há seis meses trabalhando com o túnel em funcionamento, sem dúvida, grande parte do nosso sucesso veio dessa infraestrutura. Na verdade, nosso movimento triplicou”, comemora a empreendedora. 

A tranquilidade e o clima familiar do bistrô fazem toda a diferença para a  consultora de moda e estilo Juliana Bento, de 30 anos.

 “Gosto muito do sabor e da qualidade da comida. O diferencial é que tudo é muito cuidado. Comida, bebida e decoração. O ambiente é muito acolhedor, é como se eu estivesse em casa. Venho com frequência e indico para todo o mundo.

Bem mais à frente, a cozinha mediterrânea e vegana compõe o ambiente bucólico e charmoso da Taberna de Darwin, no Parque Estadual da Serra da Tiririca. A gastronomia sofisticada servida em meio à Mata Atlântica já foi elogiada até pela crítica especializada do New York Times.

“Já tive restaurante no Centro, mas depois de morar anos na Polinésia Francesa e me formar chef na Itália, decidi retornar e abrir esse lugar. Acredito que tudo aqui é um diferencial, desde a comida, decoração, passando pelo local, que também é um patrimônio histórico percorrido pelo naturalista britânico Charles Darwin”, explica o proprietário Márcio Sabino.

Com serviços de bufê e à la carte, o restaurante também passou a disponibilizar chalés para os que quiserem se hospedar e viver uma imersão ainda maior na natureza local.

“Metade dos que frequentam aqui são niteroienses, e a outra metade é de turistas cariocas e estrangeiros. Saindo do Engenho do Mato, o caminho é bem tranquilo até aqui, que passa por um 800 metros de estrada de chão, o que deixa o passeio ainda mais charmoso”, conclui Sabino.