Chá com bolinhas

Revista
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O chá de bolhas é uma mistura de chás gelados, harmonizando os sabores para criar uma bebida refrescante. O diferencial está no uso do sagu, bolinhas de mandioca

Foto: Divulgação

Na pequena ilha de Taiwan, ao lado da gigantesca China, o verão pode chegar aos 35 graus Celsius. Não parece muito para o niteroiense que está acostumado com verões de 38, 39 graus, mas uma casa de chá de Taiwan elaborou, nos anos 80, uma nova receita refrescante que rapidamente se popularizou pela ilha. Depois foi exportada pelos turistas, que se deliciaram com a bebida hoje conhecida como “bubble tea”.

O chá de bolhas, na tradução para o português, é uma mistura de chás gelados, harmonizando os sabores para criar uma bebida refrescante. O diferencial está no uso do sagu, bolinhas de uma massa feita de mandioca. O sagu é cozido em um dos sabores do chá escolhido, absorvendo seu sabor, e misturado no outro chá. Ao serem mordidas, as bolhas de sagu dão uma sensação relaxante e liberam seu sabor, criando uma mescla refrescante, que tem conquistado cada vez mais admiradores mundo a fora.

A receita de base é simples e barata: dois sachês do chá para o sagu, e um sachê do chá líquido. Para o líquido, deixar o chá em infusão em 200ml de água quente por 10 minutos. Para as bolhas, separar uma xícara de sagu. A quantidade de água e o tempo de cozimento variam de acordo com a marca, mas ele não será cozido em água, será cozido no chá.

Para montar a bebida, coloca-se o sagu no fundo do copo, depois o outro chá, já gelado, e pedras de gelo. A bebida pode ser decorada com frutas ou feita também com leite, ao invés de água. Pode ser adoçada com açúcar, adoçante ou mel. A escolha dos sabores fica na mão de quem faz o chá, mas algumas dicas são usar chás de maçã e laranja, hibisco e menta ou de maracujá e chá preto.

Apesar da bebida já ter sido percebida como potencialmente lucrativa - vide a abertura de franquias de casas de bubble tea por todo o Brasil - a facilidade da receita permite que ela seja feita em casa, sem depender de lojas para ser consumida.

A nutricionista Juliana Vidal, no entanto, faz um aviso. O consumo em excesso de chá pode ser prejudicial ao organismo.

“Todos os chás têm excesso de teobromina, uma substância ativa que causa estado de alerta e aumento da adrenalina no organismo, fazendo a pessoa se sentir mais alerta. Ele não é bom em excesso, pode tomar, só não pode exagerar. Os chás não são indicados para pessoas que são cardiopatas ou para diabéticos. Os chás calmantes, no entanto, não possuem alto teor de teobromina”, explica a profissional.

Apesar do alerta, o bubble tea não faz mal. Sucos, vitaminas ou a boa e velha água gelada também ajudam a refrescar. O bubble tea, como qualquer bebida ou alimento, só faz mal em excesso, sendo uma excelente alternativa não só para o verão, já que até no inverno fluminense faz calor. Refresque-se.