A chuva de oportunidades

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Crise. Recessão. Pouco dinheiro circulando, incertezas de futuro. Muitas pessoas desligadas de seus empregos com gana de mudar suas vidas. Em épocas como essa aparece o receio do investimento, de empreender. Um paradoxo. 

Acho que já contei para vocês uma lembrança da minha infância, a de um anúncio do SBT do Sílvio Santos, em plena crise no início dos anos 90, na era pré-real. A tela exibia uma frase com narração do Lombardi: “Com crise, se cresce!”

O brasileiro é o melhor do mundo em sua capacidade de adaptação em qualquer circunstância, portanto, acaba sendo um empreendedor nato. Na adversidade, a aspiração empreendedora sobressai aos poucos. 

Agora é a hora, é o momento. Perdi a conta nos dedos das mãos a quantidade de casos de ex-funcionários que se aproveitaram da crise para montar seus pequenos negócios. Sem demérito de dar um passo para trás para dar vários a frente.

Segundo dados da Endeavor e do Sebrae, boa parte do destino dos novos empreendedores é a indústria da alimentação fora do lar. Naturalmente, esse setor, cheio de especificidades e carente de dedicação, precisa de um esforço maior dessas instituições na hora de dar suporte a estes novos investidores, e uma forcinha para a glamorização excessiva não transformar o sonho em pesadelo.

A crise não abarca o mercado, ele continua seu movimento natural. Hoje, sem dúvida, uma de suas realidades mais marcantes é o amadurecimento da segmentação. Trabalhamos cada vez mais para comportamentos de consumo específicos, com especialidades e personalização cada vez maiores. Isso gera cada vez mais velocidade nos movimentos das empresas, dando vantagens competitivas àqueles que se antecedem ou que se mexem mais rápidos.

Ainda segundo informações disponíveis, tivemos nos últimos 12 meses um sem-número de empresas que paralisam ou cessam suas atividades nos grandes centros urbanos.

Segundo o “Data Igor”, em sua maioria, por serem lentas, presas ou não terem visão de continuar. A resiliência é o bem do século.

Mas como neste contexto paradoxal se cresce como disse o sábio Sílvio? Rapidez, assertividade e instinto. 

Estão quicando no mercado dezenas de oportunidades de compra de empresas de alimentação que têm potencial de crescimento orgânico e lucratividade latente, mas criadas e geridas com pessoas cansadas e com dificuldades de se reinventar. A demanda de venda diminui o valor de compra.

Está na hora de realizar seu sonho, de você ir em busca da excelente chuva de oportunidades que o mercado lhe propõe.

“Você, que tem medo de chuva, você não é de papel, muito menos feito de açúcar, ou algo parecido com mel…” Música: Chuva, Luís Carlinhos.