Conforto acima de tudo

Revista
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

No look da Mara Mac, a alfaiataria ganha uma versão de moletom bem confortável e o sapato alto dá vez ao tênis mais relaxado. Sai a bolsa, entra a mochila

Foto: Divulgação

Carolina Ribeiro

Para muitos, a roupa é o primeiro e melhor item a ser pensado ao sair de casa. Para outros, os que não gostam muito de sair, ou a quem a preguiça de se arrumar fala mais alto, essa é a pior parte. Aos que gostam de se sentir bem e de forma prática, a notícia é boa: o conforto está na moda.

A premissa é escolher peças maleáveis e que sejam confortáveis, boas para um bom dia corrido. Na semana de moda masculina de Milão, marcas de renome como Versace, Dolce&Gabana e Emporio Armani já mostraram que estão prontas para apostar na tendência.

João Candido, estilista da marca Chico Rei, explica que esse movimento começou a surgir através de outro, o sportwear, e que a moda tem sofrido mudanças para se adaptar aos anseios dos consumidores.

“Tratam-se de produções compostas por peças confortáveis, que geralmente seriam usadas para ficar em casa, ir à academia ou dar uma volta com o pet. Incorporar esse estilo não é uma tarefa complicada, a ideia é desenvolver uma combinação que te faça se sentir bem, com uma pegada mais livre e descontraída”, esclarece João.

A marca, que é reconhecida por suas T-shirts, trabalha com o conforto desde o início e desenvolve uma vertente mais fashion, com peças pensadas em coleções e tendências. 

“O grande trunfo para uma boa produção comfy é personalidade, quanto mais informações de estilo, melhor o look. O interessante é que se pode ousar ao máximo, o que torna a produção mais livre e prazerosa”, avalia o estilista, cuja dica para um visual comfy é combinar peças clássicas com as mais informais, misturar alfaiataria com o sportwear, saias ou vestidos com tênis, e, principalmente, usar modelagens oversized (peças amplas e bastante largas), que também é uma forte tendência de moda para as próximas estações.

A estilista Mara Mac Dowell, da marca Mara Mac, comenta que as peças desses looks são básicas e fáceis de combinar em produções urbanas do dia a dia. 

Os homens podem apostar nos tênis esportivos, nas jogging pants, nas jaquetas. Ideia é sentir-se relaxado sem desleixo

Foto: Divulgação

“Com a vida corrida das grandes cidades, essa é a roupa que lembra férias e o aconchego do lar, talvez por isso ganhe mais adeptos sempre”, aposta Mara, que adianta que, antes de tudo, é preciso ter bom senso ao escolher as roupas. “As proporções devem ser harmoniosas para o resultado não ser o de ficar em casa. 

O segredo é unir peças bem urbanas com outras mais despojadas, como um tênis e o tradicional blazer, ou um moletom confortável com uma jaqueta de couro”, ensina a estilista.

A diretora de estilo da City Shoes, Sabrina Prates, enfatiza que esses looks comfy são compostos, normalmente, por sapatos sem salto, que proporcionam mais estabilidade como tênis e birkens, ou flatforms, para quem gosta de alguns centímetros a mais.

“O tênis branco, por exemplo, é um curinga que domina o coração e os pés das fashionistas. Combina com tudo, independente das ocasiões, deixando o look mais confortável e estiloso. 

Outra opção é o slip on, apostamos em um modelo com bordado bem colorido, para dar um ar descontraído às composições. Entramos nessa tendência por serem modelos cada vez mais procurados, com essa necessidade de looks estilosos, mas confortáveis, principalmente nos pés”, expõe Sabrina.

Telma Azevedo, coordenadora de estilo da Cantão, diz que conforto faz parte da essência da marca e, por esse motivo, isso se reflete no estilo e nas escolhas do que será usado.

“Na linha Jeans Confort, por exemplo, usamos tecidos desenvolvidos especialmente para garantir conforto, sem abrir mão do visual bacana que um jeans deve ter. Também buscamos equilibrar estampas e bordados exuberantes em roupas fluidas e femininas. E isso, combinadas a acessórios com personalidade e delicadeza ao mesmo tempo, em um contraponto ideal entre sensualidade e conforto. Viver bem é sentir-se confortável consigo mesma e com aquilo que se veste”, conclui Telma.

Gabriela Piageti, designer da Azaleia e Dijean, outra marca de sapatos, comenta que a tendência é uma libertação e uma simplicidade com elegância ao mesmo tempo. 

“Os sapatos em evidência são os slides, os tênis e principalmente as flatforms que possuem altura, mas extrema leveza. Esse estilo de sapato também é mais atemporal, tendo mais períodos e ocasiões de uso, combina tanto para um momento de descontração, quanto para o trabalho. O momento é da saia plissada mid e das calças cropped, aquelas que vão até o tornozelo, mas o uso com vestidos longos também aparecem”, opina.

Yamê Reis, diretora de criação da Mercatto, complementa que a tendência pode ser usada em vestidos justos, com uma jaqueta ampla de estilo militar, o que muda completamente o sentido da peça.

“As peças amplas devem ter complementos de cropped na blusa ou na calça para deixar o look mais leve. O tricot é elemento chave, pois não há nada mais aconchegante”, enfatiza.

Para Regina Matina, diretora da DTA, conforto é a palavra de ordem, entretanto, sempre com o visual moderno.

“É possível incorporar esse modelo em momentos mais descontraídos, que permitem este look meio ‘desleixado’, mas muito bem pensado. Aposte na calça jeans jegging ou joggers (de moletom ou jeans), T-shirts mais larguinhas, e na modelagem boyfit para calça”, finaliza Regina.