![]()
Fontes de vitaminas, sais minerais e nutrientes essenciais para o corpo humano, não poderiam deixar de contribuir também para a boa aparência
Foto: Divulgação
Thainá Vidal
Receitinhas caseiras e truques de beleza, quem não gosta? Em se tratando de cuidados com a pele e cabelos, o assunto fica ainda mais interessante. Os alimentos estão cada vez mais presentes nos cosméticos, e, se usados de maneira certa, viram grandes aliados na hora de cuidar do visual.
Fontes de vitaminas, sais minerais e nutrientes essenciais para o corpo humano, não poderiam deixar de contribuir também para a boa aparência.
Segundo Vanessa Avila, fisioterapeuta dermatofuncional, os elementos minerais se inspiram nas riquezas da terra e em seus benefícios cosméticos.
“Os minerais são ricos em oligoelementos, por isso integram vários tratamentos para rosto e corpo e têm suas propriedades reconhecidas como reposição de saúde e beleza. Alimentação saudável e o uso de cosméticos ricos em minerais são importantes para restabelecer, reequilibrar e amenizar os prejuízos da perda natural de minerais decorrentes do tempo”, destaca a especialista.
O uso de alimentos culinários na composição dos produtos de cuidados com o corpo vem mostrando resultados positivos.
As frutas cítricas, por exemplo, que são ricas em vitamina C, têm poder oxidante e protegem contra o envelhecimento e favorecem o clareamento de manchas.
Para Danielle Aguiar, dermatologista da clínica Paula Bellotti, alguns alimentos merecem destaque, a exemplo dos óleos que promovem hidratação e lubrificação de pele e cabelos – como o de amêndoas, muito utilizado por gestantes.
“Produtos com aveia, devido às suas propriedades calmantes, são indicados para pessoas com pele sensível ou crianças com dermatite atópica; a semente de damasco, rica em ácido oleico e linoleico, é um poderoso esfoliante natural que elimina as células mortas restabelecendo a barreira cutânea”, destaca a médica.
Além do óleo de coco, que possui propriedade hidratante e anti-inflamatória, a médica destacou o cacau, orientando que melhora o viço e luminosidade da pele, o ácido graxo presente no fruto forma uma película protetora e mantém a umidade da pele, devolvendo a hidratação de forma natural e saudável.
“Pode ser usado em cremes, máscaras e banhos. Em relação ao consumo em forma de alimento, ele deve ser feito de forma moderada e optando-se por chocolates com maior teor de cacau (acima de 70%)” , finaliza a dermatologista.
A técnica em cosmetologia Elizângela Cotta explica que a absorção ou a penetração de um cosmético depende de alguns fatores, como a impermeabilidade da camada córnea e do estado do manto hidrolipídico, das características próprias dos princípios ativos e dos veículos ou excipientes dos produtos cosméticos e das manobras ou procedimentos destinados a aumentar sua penetração. Segundo ela, a absorção ocorre na circulação sanguínea e linfática, se difunde por todo o organismo, podendo haver reações gerais extracutâneas.
“Existem fatores que podem modificar essa penetração e absorção, como o próprio indivíduo, a zona de aplicação, o estado da pele e o teor de hidratação do estrato córneo. Produtos com composição natural, normalmente, são mais saudáveis, seguros, econômicos e a favor do meio ambiente. Os cosméticos industriais possuem muitos produtos químicos sintéticos e derivados de petróleo que são maléficos às nossas células e à nossa saúde”, observa a especialista.
Cosmética natural
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura