Food Porn

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Fotos: Divulgação

Você já deve ter ouvido falar nessa expressão: Food Porn. O que significa em si, faz sentido para quem curte comida. Quando vemos fotos, vídeos ou mesmo comida ao vivo, nos apetece de tal maneira que nos deixa com um libido gastronômico enlouquecido. Não, ao contrário do que pensou, isso não é coisa de gordo! O que não é a pornografia senão uma expressão da nossa vontade, ignorando os tabus?

O Food Porn faz tanto sentido, que os sites especializados em mensurar a audiência nas redes sociais apontam as fotos e vídeos de comida como disparadas no gosto popular por todo o mundo. Esse protagonismo não é surpresa para os profissionais especializados. Alguns sites, portais brasileiros e estrangeiros setorizaram páginas, perfis e produções explorando diversos aspectos da culinária. É evidente para mim que esse processo tem uma explicação clara, memória afetiva. 

O projeto Brasil Food Trends 2020, realizado recentemente pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), teve como aspecto as tendências da alimentação. Umas das principais apontadas pelo estudo, levando em conta o comportamento sociocultural, é a sensorialidade e o prazer. Intimamente ligados as nossas memórias efetivas, a valorização das sensações – cheiro, sabor, textura etc – e, o consequente prazer, estão voltando a ser os protagonistas.

A influência do regresso a “ser dono do tempo” que essa geração se permite, aparace neste momento. Enquanto isso, o dinamismo da lógica digital muda o paradigma da comunicação audiovisual.

Pronto. Sacode tudo isso e senta do dedo no on demand. Os grandes portais de vídeos na web e nas smarts tvs estão recheados de programas curtos e vídeos de receitas.

 

Fotos: Divulgação

Ainda, neste momento, estão sendo produzidos programetes especialmente para o tempo de determinadas redes sociais, Instagram, Facebook e Snap chat.  Com segundos reduzidos e dinâmica característica estes cumprem o papel.

Como mensurar o poder dessa pornografia gastronômica? Em uma matéria do El país, comparou-se: em 23 de novembro do último ano, o cantor Justin Bieber lançou no Youtube seu álbum com clipes. Neste mesmo dia, o Tasty lançou um vídeo com uma receita de um minicheesecake de Oreo. Um mês depois, o minicheesecake estava na frente por 38 milhões de visualizações.

O Food Porn se faz presente na moda, no mundo virtual e no real. A capacidade de reprodução do que se vê e se come por aí é grande. E o pior: vicia.