Moda Metalizada

Revista
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Seja nas roupas ou nos acessórios, as tendências do metalizado parece que chegaram mesmo para ficar

Foto: Divulgação

Por Carolina Ribeiro

O brilho sempre esteve no guarda-roupa das pessoas, porém, muitas vezes, foi visto como um look só para a noite. Mas nas últimas temporadas, uma vertente deste estilo começou a aparecer nas passarelas, e logo foi incorporada: a moda metalizada. O brilho ainda está ali, mas deixou de ser em forma de paetês e lantejoulas, foi direto para o tecido.
Stephanie Garcia, estilista da Olympiah, conta que a marca de roupas sempre usou o metalizado em suas coleções, seja em peças inteiras ou em detalhes junto com outros tecidos e acabamentos. 

“Nas últimas temporadas internacionais de moda, os metalizados apareceram mais fortes. Procuramos sempre fazer peças mais básicas, mas com toques que façam com que elas saiam do comum, por isso, resolvemos investir em materiais que nunca havíamos usado antes, como o lurex e o taccuino, um tecido importado da Itália, composto por fios metálicos”, detalha Stephanie.

Outra marca que também decidiu apostar no metalizado foi a Sri Clothing. Os responsáveis pela grife garantem que esta tendência dá um toque especial ao visual. Ana Cristina Agra, diretora-criativa, conta que o estilo combina muito bem com diversas peças. 

“É quase um curinga. Nós misturamos as tendências, tons mais fechados e peças com diferentes texturas, já que vão muito bem. Usamos para dar tom diferente nas nossas coleções desde que começamos”, conta Ana Cristina, que diz que a inspiração é de um universo meio futurista e minimalista. 

A Calvin Klein Jeans também entrou nessa onda. André Masili, gerente de estilo da marca, conta que a cobertura metalizada foi usada em alguns modelos da coleção outono inverno deste ano.

“Junto com esta tendência, aumentamos as proporções dos aviamentos nas peças, que são os adornos e utensílios estéticos usados no acabamento das roupas. Apostamos no metalizado por ser sensual e provocador, como a marca. E tem ainda a tendência do couro, brilhante ou fosco, com aviamentos grandes e destacados. Esta atitude traz um toque sexy e forte para esta linha heavy metal”, detalha Masili, lembrando que o metalizado faz parte do DNA da marca. 

A moda metalizada já aparece em coleções de diversas marcas

Foto: Divulgação

Para quem não se sente totalmente seguro para apostar nas roupas metalizadas, ou prefere não ousar muito no look, a dica dos especialistas é investir apenas em acessórios que seguem este estilo. Marcas como a americana NYS Collection, que vende óculos, já disponibilizam linhas com esta tendência. Cristiane Capella, diretora da empresa no Brasil, conta que a decisão de entrar neste segmento foi porque perceberam que já há algum tempo o metalizado não sai de moda. 

“Apostamos em acessórios nessa linha para compor looks do outono/inverno 2016. Serão várias tendências, mas o metalizado se destaca, por isso, apostamos nesses lançamentos. Usamos há seis meses com o nosso conceito de ‘Um óculos para cada momento de sua vida!’”, revela Cristiane. 

Indispensável na vida das mulheres e seguindo a linha dos acessórios, a tendência chegou também nas bolsas. Flavio Stützel, marketing comercial da Poquet Brasil, comenta que os metalizados já se tornaram um clássico deste inverno e que, ano após ano, eles se repetem em ouro, cobre e prata. 

“Além de usar somente como único material nos produtos, trabalhamos o metalizado em composée também, fizemos algumas bolsas com a frente em patchwork, usando os metalizados em pequenas partes. Os modelos ficaram bem autorais. As marcas que têm no seu mix produtos de ‘moda noite’, acabam estendendo o seu metalizado para algumas outras coleções e assim fizemos”, diz Stützel.

Carlos Andará, design da Linea Bella, marca também voltada para bolsas, explica que pensou nos detalhes em ouro metalizado. Assim, percebeu que, antes, a moda se traduzia apenas em partes estruturais, mas que agora o metalizado ajuda a compor uma nova proposta. 

“Procurei observar o que se aplica nas bolsas, mas incluo outras apostas para ter um leque de produtos. Usamos o metalizado há aproximadamente quatro anos. O que me preocupo é em dar sempre um tom de predominância para cada estação do ano, alternando vezes em ouro, prata, prata velho e ouro light. Procurei identificar em cada peça um detalhe no qual o metalizado ganhe destaque”, afirma Andará, que aposta em detalhes como tachas e apliques metalizados com cores neutras.