Numa manhã de domingo...

Revista
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Ronaldinho Gaúcho eleito o melhor do mundo pela segunda vez

Foto: Arquivo

Com certeza, você não se lembra o que estava fazendo em uma manhã de domingo, em junho, há 10 anos. Se chovia ou se estava sol, qual música não saía da sua cabeça, qual livro não podia faltar na sua estante, que carro, peça de roupa ou acessório era seu atual sonho de consumo, e nem mesmo qual time liderava o campeonato... O fato é que há uma década, O FLU Revista estreava nas bancas como parte integrante do jornal O FLUMINENSE e apresentava aos leitores matérias de saúde, beleza, comportamento, moda e gastronomia.  

Nas páginas da primeira edição de O FLU Revista, especialistas analisavam o fenômeno dos reality shows, cinco anos depois da estreia do primeiro programa do tipo no Brasil; os homens revelavam estarem mais vaidosos e se rendendo até a tratamentos estéticos. E as mulheres, cada vez mais independentes, assumiam que passaram a se sentir mais à vontade para tomarem a iniciativa na hora da conquista. O Mal de Alzheimer era tema da seção Terceira Idade e os benefícios do chá apresentados em Equilibre-se. Já o Closet mostrava as tendências para o inverno. 

Na cidade, naquele ano, os moradores viviam a tristeza das tragédias das chuvas. A Universidade Federal Fluminense (UFF) completava 45 anos e o movimento Arariboia Rock o seu primeiro aniversário. A atriz Juliana Paes era anunciada como rainha de bateria da Unidos do Viradouro. A cantora Fafá de Belém lançava, no Teatro Municipal de Niterói, o CD “Tanto Mar”, com músicas de Chico Buarque. 

Spinning e body jump eram as atividades mais procuradas nas academias. O craque da seleção brasileira Ronaldo e a modelo e apresentadora Daniella Cicareli anunciavam a separação menos de três meses após polêmico casamento em um castelo. O Big Brother Brasil pagava prêmio inédito de R$ 1 milhão ao vencedor Jean Willys, que declarou, no ar, ser homossexual. 

Os brasileiros viviam o boom dos Ipods e celulares que tocavam MP3. A Bandnews FM, do Grupo Bandeirantes de Comunicação, entrava no ar com a transmissão de 72 programas de notícias a cada 20 minutos, durante 24 horas, e tendo como parceira a Rádio Fluminense FM (94,9). O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) apresentava a mostra “Política da Forma”, reunindo trabalhos de Oscar Niemeyer, pinturas de Tomie Ohtake e estruturas de Franz Weissmann.

Foto: Arquivo


A morte do papa João Paulo II comove brasileiro


Em Santa Catarina, o americano Kelly Slater conquistava, pela sétima vez, o título do WCT, na etapa brasileira do evento. Ronaldinho Gaúcho foi eleito o melhor do mundo pela segunda vez. Fernando Alonso interrompia a hegemonia de Schumacher e se tornava o mais jovem campeão de todos os tempos da Fórmula 1. 

A produção cinematográfica nacional se redesenhava e o filme “Dois Filhos de Francisco” virava recorde de bilheteria. A atriz Angelina Jolie ganhava o título de mais sexy do mundo. A polêmica em torno do beijo gay entre os personagens Junior, interpretado por Bruno Gagliasso, e Zeca, de Erom Cordeiro, na novela “América”, da TV Globo, abriu as discussões sobre preconceito e homossexualidade. 

Em um momento em que as religiões ocidentais enfrentam a debandada de fiéis, a igreja católica viu milhões comoverem-se com a morte de João Paulo II, um dos papas mais populares e midiáticos da história.
Da lá até agora, muita coisa mudou. A revista, que só circulava uma vez por mês, passou a ser semanal quando completou cinco anos, ganhou novas seções e novos colaboradores.

Tivemos uma reforma ortográfica. Vimos o Brasil sediar a Copa e amargar uma derrota por 7x1 para a Alemanha. Gil e Caetano voltaram a subir juntos aos palcos. Várias cidades incluíram em seus calendários o Dia da Parada Gay... E, contudo, os moradores de Niterói continuam acordando muito mais bem informados. Então, para não perder o costume: boa leitura! 

(Com Luciana Jacques)