Por um fio

Revista
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Cuidando dos fios para ficar mais bonita

Divulgação

Com o avanço da idade, reflexos naturais como a perda do contorno do rosto, rugas, flacidez e excesso de pele começam a acontecer de maneira mais frequente. Um dos tratamentos mais procurados para retardar a ação do tempo é a cirurgia do lifting facial, que promove um levantamento do rosto. Similar na promessa de resultado, mas sem a necessidade de cirurgia, o procedimento de implantação de fios de sustentação, que consiste na inserção de um fio entre a pele e a camada de gordura subcutânea da face, tem feito sucesso.

Na técnica, pequenas injeções introduzem fios que sustentam e rejuvenescem a pele, estimulando a produção de colágeno. Indicada para pessoas acima de 40 anos, quando o processo de perda de contornos faciais está no início, o procedimento é feito em consultório, sob anestesia local. Os principais tipos do tratamento são a sutura Silhouete, de ácido polilático, o PDO, ou polidioxanona, e o polipropileno, os fios russos.

“O material usado na Silhouete é totalmente absorvido pelo organismo em até dois anos. Seus fios de tração fazem um efeito lifting da face e os pontos que o fio possui em sua extensão são um estímulo para a produção de colágeno”, explica a médica Tathiana Antony. 

Segundo a dentista Laís Miranda, os fios 100% biodegradáveis e sintéticos do tratamento de PDO têm como principal função o estímulo de colágeno no rosto, assim como a elastina, ácido hialurônico e microcirculação local. 

“Por conta disso, este mecanismo deixa a pele mais firme, hidratada e elástica. A durabilidade é de aproximadamente 1 ano, mas, ao introduzir os fios, a melhora na aparência é imediata. Entre 10 e 30 dias após o procedimento, começa a síntese de colágeno e elastina”, explica. 

Os fios mais antigos, de polipropileno, não são absorvíveis e, por isso, permanecem na face, com um efeito duradouro. Entretanto, de acordo com Thatiana, podem deixar um efeito mais grosseiro.

A relações-públicas Neuza Nunes da Rocha, 62 anos, conheceu a técnica dos fios através das amigas que estavam experimentando e adorando. Como viu o bom resultado, logo quis se aventurar também. Começou com o fio russo há 6 anos, atualizando para o Silhouete recentemente.

“O fio antigo não absorvia e parecia que eu conseguia sentir ele na bochecha, mas esse agora é ótimo! É mais comprido, alcança até o pescoço e não dói nada. Botei três fios de cada lado, também fazendo o contorno do queixo, e em trinta minutos já era outra. E tudo com um ‘furinho’. Comento tanto sobre o procedimento com as amigas, que todas estão fazendo”, conta, completando que, após processo, não ficou roxa e nem dolorida. 

A sobrancelha também pode ser desenhada através do uso de linha

Divulgação

Após o processo, deve ser feita uma compressa de gelo sobre o local, evitar exposição ao sol e dormir sobre a face. Também é indicado interromper a atividade física por uma semana e o uso do filtro solar. Além das técnicas faciais, os fios também podem ser utilizados em áreas do corpo, como abdome, coxas e glúteos. O objetivo é melhorar a flacidez e a qualidade da pele. 

Falando em fios, não só as técnicas de rejuvenescimento facial aparecem. Além delas, outros tipos de fios também são usados para embelezar o olhar e harmonizar a face, em técnicas como o alongamento de cílios e a sobrancelha com linha.

A técnica de depilação temporária, que utiliza fio 100% de algodão para a retirada dos pelos, é indicada para pessoas com a pele extremamente sensível, com flacidez, vitiligo ou outras doenças de pele que impossibilitem o uso da cera. Segundo a micropigmentadora e extensionista de cílios do Werner Moreira César, Mariane Brito, esse é um dos melhores procedimentos para a área da sobrancelha, pois dá a forma e a definição da testa, assim como a expressão facial e do olhar, facilitando a elevação do arco da sobrancelha. Também é um procedimento mais rápido e eficaz na retirada de pelos, evita queimaduras que podem ocorrer com a cera e apresentam maior durabilidade. A manutenção média é de 30 dias. 

Em tempos de vida corrida, acordar com a aparência boa e rostinho pronto para sair de casa pode economizar alguns minutinhos importantes. O alongamento de cílios fio a fio, que aumenta o volume dos cílios, promete agilizar a vida e embelezar o rosto ao mesmo tempo. A cirurgiã-dentista Laísa Portugal Ribeiro, 27 anos, é um exemplo de mulher que procurou a técnica do alongamento por conta da praticidade.

“Os cílios mais volumosos dão mais beleza ao olhar, e esse procedimento reduziu muito meu tempo de maquiagem para trabalhar, pois já acordo parecendo estar maquiada. E, claro, eleva muito a autoestima. Estou fazendo há dois meses e tomando os cuidados necessários para conseguir mantê-los por um pouco mais de 30 dias”, comenta.

O método, que ficou muito famoso nas redes sociais é indicado para pessoas com cílios curtos, porém, a única restrição para quem quiser experimentar a técnica é ter glaucoma. Os fios de cílio podem ser de seda ou sintéticos para aumentar o pelo natural existente. 

“Os de seda são mais maleáveis, proporcionando mais conforto à cliente. Já os sintéticos tendem a ser mais rígidos, causando desconforto até mesmo ao fechar o olho. Embora sejam vendidos amplamente, não aconselho o uso dos sintéticos”, opina. Além disso, a profissional observa que, se a colocação for feita de forma inadequada, pode ocorrer queda dos cílios naturais, por isso, é importante procurar um profissional qualificado.