![]()
Para recuperar cabelos maltratados pela química, Angélica aplica uma “receita caseira” de óleo de amêndoas com mel
Foto: Divulgação
Azeite, abacate, alecrim e cenoura. Parece receita de comida, mas acredite, todos esses ingredientes podem ser usados no seu cabelo. Seja pela composição livre de químicas, ou pela economia, o tratamento das madeixas com ingredientes naturais vem conquistando cada vez mais adeptas. A estudante Lívia Nunes, de 20 anos, começou a hidratar os fios com óleo de coco no ano passado e aprovou o resultado. Agora ela usa o produto a cada duas semanas. Adepta dos ingredientes naturais há quatro anos, a arquiteta Milena Bezerra, de 28, conta que o hábito fez parte de uma mudança geral em seu estilo de vida, mais ecológico e menos consumista.
A tricologista Viviane Coutinho explica porque as receitas caseiras fazem sucesso na hora de cuidar das madeixas. “O principal benefício é que os produtos naturais não têm os aditivos químicos, fragrâncias, corantes e conservantes embutidos em sua fórmula”, pontua Viviane. Para uma hidratação mais “limpa”, a especialista recomenda alguns ingredientes como a manteiga de carité, o azeite de oliva, o óleo de argan, de amêndoas e o popular óleo de coco.
Milena Bezerra já experimentou quase todos esses “ingredientes”, mas dá preferência aos óleos, por ter o cabelo cacheado. “Toda semana eu uso, alterno entre óleo de coco, de amêndoas e óleo de pequi”, conta a arquiteta. Ela conta que também já experimentou alguns chás para o cabelo. “Usei o chá de alecrim, de juá e de cravo. Para hidratações, às vezes uso abacate e azeite, ou abacate e óleo”, completa.
Já Lívia Nunes resolveu dar uma chance ao óleo de coco após ver relatos de suas propriedades na internet e garante que seu cabelo fica mais leve e cheiroso. Para quem quer experimentar, ela indica passar o produto um pouco antes de entrar no banho, e depois enxaguar bem para tirar os resíduos. “Você tem que prestar atenção para tirar o excesso, se não o cabelo pode ficar oleoso”, ensina a jovem.
Especialista em hidratações, a cabeleireira Angélica Teixeira também chama a atenção para os riscos da oleosidade e conta que até ela já foi “vítima” da aplicação indevida de métodos naturais. “Eu era adolescente, curiosa, e fiz uma máscara com óleo de amêndoas, abacate e cenoura. Apliquei tudo no cabelo, da raiz até a ponta. Fiquei uns 30 minutos e minha raiz ficou muito oleosa, nada tirava a oleosidade excessiva”, lembra ela.
Para evitar este tipo de problema, Milena revela que é bem “cuidadosa” e faz pequenos testes antes de aplicar qualquer ingrediente em seu cabelo. “Nem tudo o que funciona para mim funciona para outra pessoa”, diz.
Viviane destaca que é importante conhecer o tipo de cabelo e as propriedades do ingrediente antes de aplicar, já que a oleosidade excessiva pode causar problemas como a queda de cabelo e a seborreia.
Por isso, quem tem cabelos oleosos deve tomar cuidados extras. Viviane recomenda usar argila, que é desintoxicante e controla a produção de sebo, especialmente a argila verde. Outra dica é usar vinagre, ingrediente muito comum na cozinha, que ajuda a regular o pH do cabelo. Para os fios ressecados, a dica é fazer hidratações com abacate e mel.
Para uma aplicação “segura”, Angélica explica as principais funções de alguns ingredientes e o melhor modo de usá-los: “O alecrim é ideal para combater a queda de cabelo e deve ser preparado na forma de chá e massageado no cabelo já lavado. Já o óleo de amêndoas é recomendado para recuperar os fios danificados. Ele deve ser aplicado em toda a extensão do cabelo, aproximadamente 10 minutos antes do banho, e depois lavado normalmente”.
Para recuperar cabelos maltratados pela química, Angélica aplica uma “receita caseira” de óleo de amêndoas com mel. Mas a especialista adverte: “O uso de ingredientes naturais sem a interrupção do tratamento químico não faz milagres. Existem pessoas que têm o cabelo quase 100% danificado pelo uso excessivo de química, que acham que vão solucionar o problema com uma única aplicação de métodos naturais. Isso não vai acontecer. A saúde do cabelo precisa ser respeitada”, enfatiza.
Além de ser uma opção mais “limpa”, a utilização de métodos naturais é preferida por muitos por ser mais econômica. Milena também explica que os óleos duram por muito tempo e podem ser misturados em outros produtos, para aumentar o aproveitamento. “Um frasco de 100 ml de óleo não se usa de uma vez, se usa aos poucos, misturado a cremes. Quando eu faço umectações não lambuzo o cabelo, porque se eu usar demais ele pesa”, conclui.
Receitas infalíveis... Para os cabelos
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura