Conhecemos a panqueca nos filmes americanos, invariavelmente doces e servidas no café da manhã. Ainda menino questionava aquelas panquecas do almoço, enroladinhas com carne moída e cobertas com molho de tomate, não eram bonitas como as que via na TV, mas eram gostosas, então comia tudo e esquecia o assunto até o próximo filme. Apesar de estarem associadas à cultura norte-americana, as panquecas já frequentavam as mesas francesas bem antes da chegada de Colombo. Crepes e panquecas variam na consistência da massa, na maneira de preparar e servir, mas não podem negar seu parentesco consanguíneo.
TEMPOS MODERNOS
Lá em casa, tínhamos toda liberdade à mesa, a liberdade de ir dormir de barriga vazia se não gostássemos do menu do dia. O tempo passou e nossas crianças revolucionaram, acordamos um dia e eram elas que estavam mandando. Ouço cada vez mais queixas de pais sobre a dificuldade de levar uma alimentação variada, colorida e saudável a seus filhos, daí lendo uma publicação americana achei boa a ideia de disfarçar algum vegetal dentro de panquecas para os jovenzinhos. Aviso que há um risco nessa iniciativa, é melhor dosar o ingrediente escondido, vai que eles descobrem...
RECEITA PARA A MASSA
Ingredientes:
o 2 xícaras de farinha de trigo sem fermento
o 2 colheres de chá com fermento Royal
o ½ colher de chá com sal
o 2 ovos caipiras
o ½ a 2 xícaras de leite
o Uma colher de sopa de manteiga derretida e fria para a massa e para untar a frigideira.
Preparo:
Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio, misture os ingredientes secos numa tigela. Bata os ovos com 1 ½ xícara de leite e junte uma colher de sopa de manteiga derretida. Misture delicadamente líquidos e secos até que fiquem incorporados, sem se preocupar com algum granulado que fique, a massa não tem que ficar lisa, mas se estiver muito espessa junte um pouco mais de leite. Unte a frigideira, tenha à mão vegetais em cubinhos bem pequenos, abobrinhas temperadas com sal e orégano, cubinhos de cenoura cozida, milho, ervilha ou o que achar mais próximo daquilo que vai agradar (se não estiver confiante, junte cubinhos de muçarela). Despeje devagar para conseguir espessura e junte alguns vegetais, cozinhe até dourar bem e vire, os dois lados devem estar bem dourados, isso mantém a firmeza e esconde o ingrediente secreto. Para incrementar a brincadeira e até torná-la mais divertida para o papai e a mamãe, disponibilize potinhos com molhos divertidos: mostarda de Dijon com maionese, ketchup ou qualquer outro molho que seja do agrado dos monstrinhos... quer dizer.... Anjinhos!
A salvação na panqueca
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura