Sem barreiras

Revista
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Produtos que contemplem os diferentes tipos de beleza da brasileira ganham espaço nas prateleiras das lojas e nos salões de beleza

Foto: Lucas Benevides

O ano novo acabou de começar e o mercado de beleza e estética segue em constante mudança e expansão. Desde novas tendências a avanços tecnológicos, esta indústria possui números promissores, mesmo em períodos de instabilidade econômica. Segundo um estudo realizado pelo Sebrae, o número de centros estéticos e salões de beleza no País aumentou em 567%. Há uma previsão de crescimento de mais de 14% até o ano de 2020.

Referência no mercado de beleza, a Beauty Fair é uma feira que reúne as principais marcas e profissionais da indústria de beleza da América Latina, Estados Unidos e Europa, apresentando as últimas novidades e tendências do setor. 

“Vemos um avanço digital nos serviços relacionados à beleza. Aplicativos que oferecem estes serviços serão cada vez mais presentes nos próximos anos. Há também um avanço na diversidade de produtos, como maquiagens que atendam diferentes tipos e tons de pele”, revela o diretor superintendente da Beauty Fair, Cesar Tsukuda, que também ressalta a consolidação dos produtos que valorizam a naturalidade dos cabelos e que trabalhem na saúde e fortalecimento dos mesmos.

Falando em cabelos, o cabeleireiro Bruno Lotufo conta que as “cores fantasia” (rosa, azul, roxo...) estão bastante em alta, embora não sejam maioria.  

“Os tons únicos e mais fechados também são uma grande aposta para este ano. Para cortes, o long bob continua com força total, e hoje há uma grande procura pelo corte pixie”, entrega o profissional, que também é embaixador da Wella e vencedor do prêmio de “Melhor Colorista do Brasil”.

O mercado de unhas não fica de fora das tendências de 2019. Um produto que está fazendo muito sucesso é o esmalte em gel, que tem longa duração, proporcionando brilho extra e fortalecendo as unhas.

“Tem também a técnica de alongamento com fibra, que promete ficar muito tempo no mercado. No quesito cores, os esmaltes com tons pastel vêm com tudo”, afirma a designer de unhas Viviann Carvalho, da rede C.Kamura.

O amado mundo da maquiagem também tem seus avanços em produtos e serviços. Atualmente, é bem maior a abrangência de tons que atendem todas as brasileiras, sobretudo as mulheres negras, que tinham uma deficiência no mercado. Hoje, é possível encontrar muitos tons, o chamado “40 shades range”.

“Ainda precisamos avançar em ter 40 subtons de produtos. Então, é algo positivo, mas ainda está em processo”, argumenta Daniele da Mata, fundadora da primeira escola de maquiagem para pele negra, a DaMata MakeUp.