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Paula considera o trabalho um prazer e afirma: “Para mim, o dever e a satisfação seguem lado a lado”

Foto: Lucas Benevides

Com um olhar aguçado para a criação de modelos exclusivos a partir das tendências e com referências das peças que não podem faltar no seu closet, a estilista niteroiense Paula Aziz, 26 anos, vem desenhando uma trajetória de sucesso no mundo fashion. Há seis anos à frente da Fabulous Agilità, a jovem conta que, desde pequena conhece o dia a dia da indústria de confecções. Ela considera o trabalho um prazer e afirma: “Para mim, o dever e a satisfação seguem lado a lado”.

Sua mãe atua no setor da moda há mais de 30 anos. ela foi sua inspiração? como surgiu o seu interesse por este universo? 

Eu nasci dentro da fábrica, mas nunca vi esse trabalho como uma forma de manter os negócios da família. Enxergo como uma atividade prazerosa e não uma obrigação. Desde pequena, eu frequento esse ambiente e sempre mostrei interesse em me profissionalizar nesta área. Lembro que na alfabetização a professora perguntou porque eu queria aprender a ler, e respondi que meu maior desejo era ter conhecimento para ler as revistas de moda da minha mãe.

Quando você entrou na faculdade e conheceu o mercado da moda ainda mais de perto ficou apreensiva sobre a escolha ou o seu desejo em atuar nesta área, que já era grande, só cresceu? 

Nunca pensei em seguir outra carreira. Tudo aconteceu espontaneamente e eu amo o que faço. Ao entrar na faculdade, você aprende muita teoria, mas 80% da experiência adquirimos na prática. A competitividade do mercado nunca me desmotivou, essa é uma realidade presente em qualquer área.

Como é o seu processo de criação para as coleções? 

Trabalho em parceria com uma modelista que viabiliza minhas ideias e faz o esboço da minha ideia ganhar forma. Nós usamos desenhos gráficos para este tipo de trabalho, porque atualmente a tecnologia facilita nossos projetos. Muitas vezes, eu penso em modelos de roupas antes de ir dormir, porque lembro de composições que vi durante o dia e anoto tudo em um bloquinho, que fica ao lado da minha cama. Não é preciso entrar em uma loja e provar diversas roupas para buscar tendências, a estilista precisa trabalhar com a percepção e analisar o comportamento das pessoas.

Aos 26 anos, a estilista vem desenhando seu nome na moda com muita personalidade e estilo

Foto: Lucas Benevides

Qual o conceito você busca inserir na sua marca, que tem como público alvo mulheres jovens?  

Eu estava no início da faculdade quando fui convidada para ser a estilista da Fabulous Agilità. A proposta era desenvolver peças que eu gostaria de ter no meu guarda-roupa, por isso, a marca é direcionada para o público jovem. Desde a primeira coleção, trabalho com estilos que fazem parte da minha identidade e busco manter essa linha, porque o retorno tem sido muito positivo.

A Agilità tem sete lojas próprias no Rio e está em 200 multimarcas no Brasil. Como é este feedback com as consumidoras de regiões tão diferentes?

As redes sociais são ferramentas úteis para estreitar a relação com o cliente. Porém, também busco outras formas de ouvir a opinião dos consumidores. Geralmente, vou ao lançamento das lojas em outros estados e tento saber quais são as peças mais vendidas, o que as meninas gostariam de ver na próxima coleção e etc. Além disso, as redes sociais têm um enorme potencial, basta postar a foto de um look para a roupa esgotar nas lojas.

Como você analisa o cenário da moda atualmente no Brasil? Acha que se aproxima da indústria européia?

Acredito que a globalização universalizou a moda no Ocidente. As plataformas digitais permitem que as pessoas tenham acesso às tendências, independentemente das barreiras geográficas. Quando vou à Europa, não vejo muita diferença em relação à vestimenta, o estilo das mulheres é muito parecido com o nosso, assim como a roupa usada pelos nova iorquinos, por exemplo.

O que podemos esperar da coleção de alto verão da fabulous Agilità, que já está em processo de produção e chegará nas lojas em outubro? 

O verão é sempre uma estação muito esperada. Estamos trabalhando com a linha Almare, na qual desenvolvemos saídas de praia com modelos exclusivos. Também investi em looks para festas de fim de ano. Os bordados em richelieu estarão em alta. Como de costume, as cores metálicas, douradas, branco, amarelo e verde devem vir com tudo, e são apostas que sempre agradam às mulheres nessa época do ano.