Opinião - Calvície masculina: das causas aos tratamentos

Dra. Patricia Azevedo Janoni - Foto: Divulgação

Saúde
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A queda de cabelo é algo comum e afeta homens e mulheres de todas as idades, mas quando essa perda ocorre de forma consistente, pode resultar em calvície (caracterizada pelo gradual afinamento e miniaturização dos fios, podendo chegar até a perda total dos mesmos),também chamada de alopecia. De acordo com a Organização Mundial da Saúde - OMS, metade da população masculina com até 50 anos sofre com o problema ,revelando ainda que cerca de 42 milhões de homens brasileiros têm calvície em algum grau. Comum em homens de outras faixas etárias, ela atinge aproximadamente 25% do público masculino jovem, entre 20 e 25 anos.

Chamada clinicamente de “Alopecia Androgenética”, a calvície masculina não é uma doença, mas sim uma condição que está ligada à genética ou motivada pela ação de uma enzima conversora da testosterona que atrofia o folículo.

Muitas pessoas costumam confundir a perda capilar comum, ou seja, aquela que é considerada normal, com a calvície masculina. Pensando nisso, um guia sobre o assunto com tópicos que vão desde os sintomas até as opções de tratamento foi elaborado

Sintomas da calvície masculina

Como dito acima, os primeiros sinais podem surgir no início da idade adulta, sobretudo se há antecedentes familiares. Além da queda de cabelo de maneira exacerbada, também é possível notar a diminuição do volume e da espessura dos fios. 

Como consequência a médio e longo prazo surgem falhas próximas à região da testa: as famosas “entradas”. Depois, é formada a “coroinha de padre”, que nada mais é do que um círculo sem cabelos que se forma na parte central da cabeça. Dessa maneira, os fios se concentram apenas na região de trás e nas laterais do crânio. 

Calvície ou queda comum? 

É importante estar atento aos sintomas para não confundir a calvície masculina com a queda comum de cabelo, ou seja, saber distinguir uma perda de cabelo fisiológica, que pertence à evolução natural do ciclo capilar, do outro tipo de queda, relacionada com situações patológicas... Nesse caso, é válido entender que os fios capilares são marcados por três fases: crescimento, repouso e queda. 

Na prática, cerca de 90% dos fios encontram-se em fase de crescimento. Em seguida vem a etapa de repouso e, por último, a queda, gerando espaço para que novos fios surjam na etapa de crescimento. 

Dessa maneira, é possível que um homem perca entre 50 e 100 fios de cabelo por dia, sem o risco de desenvolver calvície masculina, uma vez que a renovação deve ser contínua. Além disso, também é importante ter em mente que o tempo de vida de um fio é de, em média, um ano e meio a dois anos, envolvendo as três etapas citadas acima. 

Causas da calvície masculina
Quando o assunto é sobre as causas da queda do cabelo masculino, há dois estímulos principais: herança genética e conversão inadequada do hormônio testosterona. Ambos os fatores provocam atrofia dos folículos capilares , o que acelera a perda definitiva. No entanto, também existem justificativas externas: 

· Excesso de oleosidade; 

· Dermatite seborreica (caspa); 

· Uso de produtos químicos capilares; 

· Distúrbios na tireoide; 

· Doenças infecciosas,dermatológicas e metabólicas; 

· Disbiose (Desequilíbrio da flora intestinal provocando inflamação); 

· Carência de vitaminas; 

· Uso de determinados tipos de medicamentos, 

· Problemas emocionais, como estresse e ansiedade. 

 

Quando procurar um médico? 

É comum encontrar dicas de produto para calvície masculina que prometem ação imediata e, em alguns casos, milagrosa. Entretanto, é fundamental ressaltar que você não deve se automedicar. Além de comprometer a saúde no geral, também é possível sofrer um efeito rebote, fator que pode intensificar ainda mais a queda. 

Ao detectar sintomas como queda de cabelo exacerbada, excesso de oleosidade, coceira no couro cabeludo e diminuição no volume dos fios, o melhor é procurar um dermatologista. Ele é responsável por identificar a causa, por meio da história (anamnese),exame clínico e tricoscopia durante a consulta médica e, se necessário, ainda solicitar exames complementares, para então chegar ao diagnóstico e plano de tratamento adequado. 

Atualmente há a disponibilidade de testes genéticos, os quais permitem ao profissional médico intervir de maneira preventiva, ou otimizar o tratamento quando o “bônus” da prevenção se perdeu.

Principais opções de tratamento para calvície masculina

Atualmente existem inúmeras estratégias terapêuticas direcionadas ao tratamento da calvície masculina, de acordo com sua classificação diagnóstica. O cuidado adequado pode acelerar a recuperação dos folículos capilares e estimular o crescimento do cabelo. Uma alimentação balanceada e um estilo de vida saudável, são fatores fundamentais para o sucesso do tratamento. 

“Podemos sugerir a ingestão de suplementos ou aplicação tópica de produtos que restabeleçam o equilíbrio capilar e estimulem os folículos. Corrigir ou suspender os fatores que motivam a queda, como, por exemplo, questões hormonais e fármacos também é essencial”.

Normalmente são usados produtos de uso tópico com função descongestionante, vasodilatadora, antiinflamatória ou adstringente, por exemplo, a fim de melhorar a saúde no couro cabeludo. Tratamentos como intradermoterapia capilar, microagulhamento , eletroterapia ou fotobioestimulação são também indicados.

Outra alternativa para o tratamento da calvície seria o uso do PRP (Plasma rico em plaquetas), no qual coletamos sangue do próprio paciente, centrifugamos e injetamos no couro cabeludo o sangue infiltrado com as células, que originarão novos fios. 

Medicamentos de uso oral,bem como modulação hormonal fazem parte do arsenal terapêutico ao tratamento da calvície. Respeitando a individualidade e o estadiamento da calvície, o implante capilar é uma alternativa. 

A queda de fios além da calvície 

A calvície não é o único problema que pode atingir o público masculino quando o assunto é a queda de fios. A falta de barba, por exemplo, é outra situação que preocupa os homens. Sendo esse também o seu caso, procure seu médico para o diagnóstico preciso e tratamento adequado. 

Longevidade....Porque o essencial é eterno!!

 

Dra. Patricia Azevedo Janoni

CREMERJ 71919-6

Diretora Técnica da Clínica Embjanoni

Especialista em Medicina Ortomolecular Integrativa e Saúde da Longevidade, Dermatologia clínica/Estética e Cosmiátrica, Perícia Médica e Medicina do Trabalho.

E-mail: [email protected]

Whatsapp : (21) 999147-145