Opinião - Colágeno: Funciona?

Dra. Patricia Azevedo Janoni - Foto: Divulgação

Saúde
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O colágeno é uma proteína de rápida absorção, produzida pelo nosso próprio organismo. Ele ainda contribui para a elasticidade e resistência da pele, para a saúde das unhas e cabelos e é responsável por constituir as fibras que sustentam os tecidos do corpo — como ossos, músculos, tendões e articulações. Existem diversos tipos de colágeno — do tipo I ao tipo XII — Todos participam da formação de alguma parte do nosso corpo. É a proteína mais abundante no ser humano e representa mais de 30% do total de proteínas.

Na pele ,em particular, acredita-se que atribui qualidades de elasticidade e força. À partir dos 30 anos, é iniciada a atividade natural de uma enzima que degrada as fibras de colágeno e elastina, sendo um gatilho para o processo de envelhecimento da pele.

Normalmente, o colágeno é extraído de suínos ou animais bovinos. Após essa extração, ele passa por um processo químico chamado de “hidrólise”,o deixando pronto para o consumo, sendo um “colágeno hidrolisado”.

Esse tipo de colágeno hidrolisado é vendido como um suplemento fonte de proteína, mas não é o colágeno específico para a pele, pois precisaria passar por mais um processo químico para deixar esse colágeno com uma estrutura semelhante a do colágeno encontrado na nossa pele, além de ficar com o menor tamanho possível, conhecido como “peptídeo”.

O colágeno específico para a pele é conhecido como um “peptídeo bioativo de colágeno hidrolisado tipo 1”, e é um outro suplemento, diferente do colágeno hidrolisado.

Esse nome, “peptídeo bioativo”, significa que graças ao tamanho da estrutura desse colágeno ser a menor possível, ele consegue estimular a nossa própria produção do colágeno, diferente de um suplemento de colágeno hidrolisado, que não tem essa função. Por esse motivo também recebe o nome de bioativo, que significa que ele vai ter efeito sob o nosso corpo, nesse caso, na beleza e saúde da pele.

Sendo assim, existem duas categorias de suplementos de colágeno: o hidrolisado e os de peptídeos bioativos. Entenda melhor a diferença entre eles:

Colágeno Hidrolisado

Embora não seja a primeira opção, este tipo de suplemento é muito indicado para quem adota dietas com o objetivo de ganhar massa muscular e perder gordura. Já que esse tipo de colágeno, não possui os benefícios específicos, apenas aumenta a quantidade diária de proteínas.

Quando o suplemento de colágeno é um peptídeo bioativo, significa que ele irá ter funções específicas em nosso corpo. Mas não existe apenas o “peptídeo bioativo de colágeno hidrolisado tipo 1”.

Peptídeos bioativos de colágeno do tipo 1

Encontrado na pele, nos tecidos conjuntivos e até na córnea, esse é o colágeno mais abundante do nosso corpo.

A suplementação com o colágeno tipo 1 normalmente é utilizada para fins estéticos e já foi cientificamente comprovado que ele beneficia a elasticidade da pele, diminui as rugas, celulites, melhora a aparência do cabelo e fortifica as unhas.

ATENÇÃO: Esse tipo de colágeno foi patenteado por uma empresa que o chamou de Verisol, portanto, se for buscar por um colágeno para a pele, procure por um colágeno Verisol.

Colágeno do tipo 2

O colágeno tipo 2 é a proteína mais presente nas regiões das cartilagens e articulações, portanto, alguns suplementos de colágeno podem ajudar a cuidar da saúde articular.

Os suplementos estimulam a produção de colágeno para regiões que resistem a grandes pressões, como os olhos, cartilagens, articulações e discos intervertebrais. Sendo eles indicados principalmente, para atletas, praticantes de exercício físico e indivíduos com sobrepeso e obesidade.

É recomendado para prevenir ou tratar lesões nas cartilagens e articulações, como artrite e artrose.

Existem 2 tipos de suplementos de colágeno com alegações de benefícios para as articulações e cartilagens: proteína não desnaturada de colágeno tipo 2(específica para a saúde articular),e peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado + proteína não desnaturada de colágeno tipo 2 (É a melhor composição para um suplemento de colágeno para as articulações.

Dica: O médico responsável pela sua avaliação, deverá orientar sobre a suplementação adequada de Vitamina C concomitante ao colágeno.

Qual colágeno escolher, hidrolisado ou peptídeo bioativo?

Os pontos mais importantes que você precisa ter na hora de escolher um bom suplemento de colágeno, são:

OBJETIVO: Defina o seu objetivo, se o seu foco é tratar a pele, articulações, músculo ou apenas reposição proteica; Podendo até incluir todos os tipos em uma mesma dieta.

TIPO: Para uma melhor absorção e resultado, prefira os produtos desenvolvidos com peptídeos bioativos de colágeno do tipo 1 ou 2 (e não o colágeno hidrolisado comum);

MATÉRIA-PRIMA: É fundamental conhecer a matéria-prima usada pelo marca do suplemento e certificar que tenha comprovação científica. Um aspecto importante para considerar no momento da escolha são os aditivos como carboidratos, corantes, aromatizantes e adoçantes. Além de prejudicar a saúde, a longo prazo, eles fazem com que o suplemento seja considerado de baixa qualidade.

Atenção: as marcas que usam produtos de qualidade sempre vão disponibilizar os estudos como um diferencial do produto.

Antes de começar a fazer o uso dessa proteína, é fundamental consultar um médico, que orientará de forma correta e individualizada, a necessidade da reposição de colágeno e outros suplementos no seu organismo.

Gostou de saber o que é colágeno e para que ele serve? Entre em contato, e descubra outras substâncias que podem tornar a sua vida muito mais saudável.

Longevidade...Porque o essencial é eterno!!!

 

Dra.Patricia Azevedo Janoni

CREMERJ: 71919-6

Diretora da clínica Embjanoni

www.instagram.com/drapatriciajanonj/

Site: https://www.clinicaembjanoni.com.br

E-mail: [email protected]

Contato: (21)99914-7145