Câncer de colo uterino: mulher, não se descuide, tem prevenção!

O câncer de colo de útero leva de 5 a 10 anos para se desenvolver. É o terceiro mais frequente nas mulheres, e quarta causa de morte por câncer, mas quando descoberto precocemente, tem alta taxa de cura - Foto: Pixabay

Saúde
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

 

No Brasil, o câncer de colo do útero é o terceiro mais frequente nas mulheres e é a quarta causa de óbito por câncer. É causado por um vírus que é transmitido pelo sexo, chamado HPV- sigla em inglês que significa Papiloma Vírus Humano. Algumas cepas deste vírus são oncogênicas, isto é, têm potencial para causar câncer.

Estima-se que mais de 80% das mulheres entrarão em contato com o HPV e 90% delas terá apenas uma infecção transitória, sem manifestar a doença e pode eliminar o vírus entre 6 meses a 2 anos. Mas algumas mulheres apresentam fatores de risco comportamentais para desenvolver a doença, tais como início precoce da vida sexual, múltiplos parceiros sexuais, e o tabagismo.

O câncer de colo de útero demora entre 5 a 10 anos para se desenvolver e assim, os sintomas poderão estar ausentes, mas poderá se apresentar por sangramento vaginal, dor no baixo ventre e corrimento com cheiro fétido, quando em fase avançada.

O rastreio do câncer de colo de útero é realizado através de um exame conhecido como "preventivo" onde o médico coleta material do colo do útero e encaminha ao laboratório onde se realiza o estudo das células daquele material para descobrir se existem células cancerígenas, é a colpocitologia oncótica. O rastreio também pode ser através do estudo genético para o vírus HPV, no entanto, este exame não está disponível pelo SUS. A coleta de material do colo do útero é indolor e é um exame indicado para toda mulher com vida sexual ativa e com mais de 25 anos de idade até os 64 anos.

De acordo com as Diretrizes Brasileiras de Rastreio de Câncer de Colo do Útero de 2016, do Ministério da Saúde, deverão ser realizadas coletas anuais até obter dois resultados consecutivos normais, podendo assim passar para a coleta trienal. As mulheres cujos exames estiverem alterados deverão ser encaminhadas para investigação e se indicado, deverá realizar um exame chamado colposcopia, onde o médico utiliza uma lente de aumento para examinar o colo do útero, permitindo assim identificar alterações celulares suspeitas.

Como medidas de prevenção para o câncer de colo de útero temos o uso da camisinha durante a relação sexual e a vacinação, que está disponível pelo SUS para meninas entre 9 a 14 anos e meninos entre 11 e 14 anos. A vacina protege contra o câncer de colo de útero.

Portanto, é uma doença prevenível e quando diagnosticada precocemente, este câncer tem altíssima taxa de cura.

 Por doutoras Priscila Loyola Campos e Daniela da Silva Alves Monteiro, mestrandas orientadas pelas professoras doutoras Isabel Cristina C. do Val Guimarães e Susana Cristina V. F. Aidé, a convite do professor Aderbal Sabrá e professora Selma Sabrá, especial para O FLUMINENSE