Parque Esportivo do Caramujo une prevenção, saúde e esporte

Saúde
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Parque Esportivo e Social do Caramujo (PESC) iniciou, neste mês de maio, avaliações físicas gratuitas para os moradores da comunidade e adjacências. O objetivo é verificar possíveis indícios de problemas de saúde causados pelo sobrepeso, seguindo as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Carlos Aveiro, gerente do Parque Esportivo e Social do Caramujo e profissional de Educação Física, explica que, além do incentivo à prática de esportes, o PESC busca utilizar a educação física como prevenção contra doenças.

"Com a recomendação da OMS, estamos trazendo a avaliação física para nosso espaço. Com isso, podemos identificar o nível de risco que essa pessoa apresenta, como cardiopatias e diabetes. A ideia é começar pelo parque e levar a outros locais que queiram receber o serviço. Vamos fazer avaliações periódicas e realizar comparativos nessa pegada da saúde e do bem-estar, além de incentivar as pessoas a combater o sedentarismo e a obesidade", explica Carlos.

O espaço conta com vários profissionais de educação física que poderão realizar esse procedimento. Além disso, a avaliação é um procedimento indispensável para quem pretende começar a realizar algum tipo de exercício ou para quem já pratica e precisa reavaliar suas condições.

As inscrições devem ser feitas na secretaria do Parque Esportivo e Social do Caramujo, de segunda a sexta, das 8h às 17h. As avaliações vão ocorrer às segundas, quartas e sextas, das 11h às 12h.

O coordenador reforça que o objetivo é medir as condições atuais de saúde do indivíduo e fundamentar a decisão sobre o método, tipo de exercício e demais procedimentos a serem adotados para a prescrição de exercícios e melhoria de sua qualidade de vida.

"Também levaremos um profissional de nutrição para fazer palestra de orientação alimentar e complementar esse trabalho de informação à população", explicou Carlos.