A prevenção em Ginecologia

Saúde
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Escrevemos recentemente sobre as importantes prevenções primária (vacina HPV) e secundária (exame de Papanicolaou e/ou teste de DNA-HPV) do câncer cervical uterino.

Certamente depois do câncer de mama vem o câncer de colo uterino como mais importante na abordagem ginecológica, porém não esqueçamos do câncer de ovário,com sua alta letalidade, do câncer de endométrio, que vem aumentando sua incidência nos últimos anos, do câncer de vulva que tanto altera a qualidade de vida, a sexualidade e a autoestima das pacientes, tendo duas vias carcinogênicas, uma associada a HPV de alto risco e cofatores e outra a dermatoses, onde a mais frequente é o líquen escleroso vulvar, que leva ao prurido crônico, por isso diante dessa queixa por três meses ou mais deve-se procurar o médico para diagnosticar as lesões pré-neoplásicas, consistindo na verdadeira prevenção do câncer vulvar.

Os riscos para câncer endometrial são obesidade, síndrome de ovários policísticos, diabete, infertilidade, menopausa tardia e nuliparidade. O rastreamento é controverso, mas diante de sangramento pós-menopausa a ultrassonografia transvaginal, histeroscopia e biópsias endometriais serão indicados adequadamente para diagnósticos precoces do câncer endometrial e hiperplasia atípica, seu precursor, com tratamento subsequente.

Em relação ao câncer de ovário vale salientar o risco diante de história familiar para câncer de ovário e de mama em parentes de primeiro grau, nuliparidade, não uso de contraceptivos hormonais na vida (pois seu uso protege) e obesidade. O talco como risco para câncer ovariano foi desmitificado em grande estudo publicado este ano. Em casos específicos com alto risco e prole formada, a salpingectomia pode proteger se a paciente precisar de uma cirurgia por outro motivo. Um grupo de pacientes com síndrome de Lynch deve fazer prevenção para câncer de ovário e de endométrio desde os 35 anos, pelo risco genético inerente a essa doença. Medidas profiláticas cirúrgicas mais agressivas podem ser tomadas nas pacientes portadoras de mutações BR CA 1 e BR CA 2. Já a prevenção secundária consiste no diagnóstico precoce e em pacientes de alto risco se inclui exames como ecografia transvaginal e marcador CA 125. Mesmo sendo controversa a prevenção, o ensaio europeu UCKTOCS demonstrou benefício do rastreamento multimodal com ecografia transvaginal e Ca125 com software que gera um escore de risco. O câncer ovariano é o terceiro câncer ginecológico mais incidente no mundo e o mais letal.

Termino dizendo que a mortalidade global por câncer ginecológico, para cada 100 mil mulheres por ano, diminuiu em 7,2% para câncer de colo uterino, 11,2% para câncer de corpo uterino, 1,7% para câncer de mama e aumentou 1,1% para câncer de ovário, de 2007 a 2017.

No Brasil o câncer ginecológico (mama, colo uterino, endométrio e ovário) representam quase a metade de todos os cânceres que ocorrem nas mulheres.

Nas consultas preventivas, além dos cânceres ginecológicos, ressaltamos o diagnóstico de doenças benignas de grande importância por causarem dor pélvica crônica e infertilidade, como a endometriose, tumores benignos sintomáticos, distúrbios endócrinos ginecológicos, vulvovaginites várias, vulvodínia e cervicites, estas devendo ser diagnosticadas e tratadas eficientemente para evitar doença inflamatória pélvica, quadro sério, que se não diagnosticado e tratado pode culminar com peritonite e até septicemia, tendo se iniciado em sua maioria por cervicite por clamídia ou gonococo, dentre outros agentes etiológicos menos frequentes que iniciam o quadro que a posteriori se apresenta como infecção polimicrobiana. Várias infecções sexualmente transmissíveis são prevenidas pela educação ginecológica e diagnósticos precoces com tratamento dos parceiros (as), assim como gravidezes não planejadas.

Enfim, a prevenção em ginecologia, assim como em toda Medicina é a mola mestre para vida com mais qualidade. Manter bons hábitos de alimentação, se exercitar e ter momentos de relaxamento para conter o estresse, mesmo nesse difícil momento pandêmico, são fundamentais para manter a homeostase geral do organismo gerando bem-estar e saúde plena.