Dia Mundial da Hipertensão chama atenção para os riscos

Saúde
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

No próximo dia 17 é celebrado o Dia Mundial da Hipertensão e a data serve para alertar a população dos riscos dessa doença desde que foi instituída pela Lei nº 10.439/2002. É preciso ficar atento para as causas, prevenções e tratamentos da chamada pressão alta. Especialistas de Niterói e São Gonçalo explicam a doença e chamam atenção para causas e consequências.

De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde a hipertensão é caracterizada pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial, acima de 140×90 mmHg (milímetro de mercúrio), popularmente conhecida como 14/9 - o primeiro número se refere à pressão máxima ou sistólica, que corresponde à contração do coração; o segundo, à pressão do movimento de diástole, quando o coração relaxa.

A médica generalista Ana Sodré explicou que a hipertensão está relacionada a uma das primeiras causas de óbitos em países desenvolvidos e suas consequências como infarto e AVC. "A hipertensão tem um fator genético importante, e tem fator ambiental relacionado com maus hábitos como alimentação com ingesta calórica grande, obesidade, diabetes e sedentarismo", explicou.

E os cuidados com a doença devem ser de forma ampla já que a hipertensão pode acontecer até mesmo por crises de ansiedade e medo exagerado. Por ser uma doença "macro" a atenção deve ser redobrada até mesmo com o que parece comum, como por exemplo, procedimentos odontológicos. Uma simples ida ao dentista pode gerar problemas graves nos hipertensos e por isso é necessário um laudo médico para os pacientes hipertensos.

Temos que ter um alerta sobre essa condição de saúde desses pacientes. Além disso, o uso de anestésico com vasoconstritor, que geralmente é usado na odontologia, pode alterar a pressão o que pode gerar uma crise hipertensiva. Por isso é muito importante o risco cirúrgico para tratamentos como extração, implante, por exemplo. Sempre temos que estar atentos para as consequências que podem causar. É importante também o controle do medo e da ansiedade que podem alterar a pressão", detalhou Lauane Alves, Cirurgiã-Dentista que atende em São Gonçalo.

Ana ainda completou a explicação. "Causa doenças cardíacas importantes. Prevenindo os fatores de risco diminui a mortalidade pela hipertensão. Além das complicações que podem gerar são pacientes com risco exacerbado para complicações cerebrovasculares, renais e trombose", finalizou.