Dia das mães: uma homenagem especial

Saúde
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Apesar da pandemia em que estamos vivendo,com repercussão mundial na saúde da população, com nosso país acumulando 15.003.563 casos, com 416.949 óbitos em decorrência da doença causada pelo coronavírus, precisamos homenagear esse dia das mães, como um dia especial, único, valorizando a relação mãe-filho(a) que aquece o coração, dá forças para seguir e vencer todos os obstáculos,superando desafios e confiantes que com esse amor bidirecional, seremos capazes de juntos, manter acesa a chama desse amor, e que esse amor incondicional ultrapassa barreiras e libera as emoções mais lindas e confiantes de um amor sincero, puro e indestrutível.

Durante essa fase de distanciamento social, o exercício do amor entre mães e filhos ganha ainda mais relevância, uma vez que esse amor é capaz de enfrentar barreiras e desde a gestação, o sentimento de proteção e amor, por estar gerando a vida, gera uma relação, um sentimento de proteção permanente, presente em todas as horas.

As mães se tornam guardiãs, guerreiras, sendo capazes de enfrentar o mundo. São firmes e decididas, buscando sempre o que acreditam ser o melhor caminho para os seus filhos e filhas.

Mãe é estar presente em todas as horas, apoiando, sorrindo com cada gesto, desde a gravidez, para que o seu filho ou sua filha que está sendo gerado(a), cresça saudável dentro de sua barriga e que possa nascer com saúde e receber de forma exclusiva o aleitamento materno, fortalecendo o vínculo mãe-filho.

O desenvolvimento da criança nas diferentes fases vai solidificando a relação, que enaltece com pequenos detalhes, como o primeiro sorriso, a primeira palavra, quando andou, entrou na primeira escola, e a cada conquista, a cada superação, gerando conquistas diárias, guardando cada sorriso, cada música cantada, cada abraço recebido, cada gesto de carinho, numa avalanche de sentimentos, mesmo com pequenas birras ou travessuras, com demonstrações da importância dessa relação.

Ser mãe, um dom da natureza, capaz de dar à luz, de ser firme, de se superar, de além de ser mãe, ser esposa, dona de casa, cozinhar comidinhas gostosas e saudáveis para seus filhotes, trabalhar fora, muitas vezes agir como mãe de outros onde trabalha, sempre de braços abertos, de olhos abertos, a mente a mil, virando noites, mas garantindo a segurança e a saúde de sua prole. Momento importante de cuidar também de sua saúde, uma vez que se torna fundamental estar sempre disponível, parceira.

Nutre com amor e carinho, regando em todas as horas, em todos os momentos, sempre presente, amiga, de forma incondicional, enxugando lágrimas, dando colo de forma infinita, com uma paciência inabalável, sempre com um sorriso nos lábios e um beijo carinhoso e um abraço bem apertado, afetuoso e um cafuné inesquecível e único.

Na Medicina, a mãe tem um sentimento perceptivo, bastante acurado. As mães têm uma percepção única de como está a saúde de seus filhos. São capazes de sentir a alegria nos olhos deles, um dom divino, fazendo parte da essência criativa da natureza de ter dado à luz.

As mães verdadeiras se tornam leoas, cuidam e protegem, não permitindo que ninguém, de forma alguma, prejudiquem ou maltratem seus filhos, sem ter que primeiro enfrentá-las de forma única, soberana.

Ser mãe é carregar no ventre a magia da criação, é ter o coração sempre aberto para estar junto, dar sem pedir nada em troca, além do amor profundo, que sustenta o mundo.

O papel da mãe na educação de seus filhos é fundamental, tornando-as pessoas boas, caridosas, incentivando a amizade, e combatendo à violência.

A mãe tem obrigação de garantir a integridade física e moral de seus filhos, não se intimidando nunca, devendo atuar sempre de forma efetiva, permitindo que seu filho ou filha tenha uma trajetória exemplar, digna e feliz.

Na situação atual o mundo enfrenta a pandemia, com o distanciamento e as medidas preventivas, porém o amor dessa relação mãe-filho(a), se fortalece, porque o amor que sentimos por nossa mãe, por nossos filhos e filhas, é inabalável, faz parte da essência da vida, é indestrutível e mesmo que estejam fisicamente distantes, estão e estarão sempre em nossos corações, em nossos pensamentos, como se estivessem perto, porque de fato estão e sempre estarão.

Valorizar a mãe, a avó e você como mãe e todas as mulheres que no exercício da arte de ser mãe, vivem esse profundo sentimento, de forma ímpar, linda, que irradia felicidade, enaltece a vitalidade e garante a sobrevida, superando obstáculos, vencendo a pandemia, nos adaptando aos novos hábitos e cuidados, porém unidos, porque juntos somos mais fortes, ontem, hoje e sempre. Feliz dia das mães!

Atenção! Se você testemunhar, souber ou suspeitar de alguma criança ou adolescente vítima de negligência, violência, exploração ou abuso, disque 100. Para violências contra mulheres e meninas, disque 180. As ligações são gratuitas e você não precisa se identificar."