Hospital do câncer e do coração em SG

Deputado eleito Douglas Ruas, secretário de saúde Gleison Rocha e o prefeito Capitão Nélson na abertura da unidade - Foto: Renan Otto/Divulgação

São Gonçalo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Uma alteração radical no antigo Hospital Franciscano, na Lagoinha, em São Gonçalo, vai salvar muitas vidas. Além da modificação na estrutura física, há a mudança de operação da unidade, que passou a se chamar Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR) e iniciou exames e cirurgias eletivas de coração de alta complexidade no dia 2 de dezembro. Dez pessoas que estavam internadas em unidades de saúde da cidade foram submetidas ao cateterismo naquela manhã. Este foi apenas o início das operações do HCCOR, que também realizou angioplastias e começa - ainda este mês - a revascularização (cirurgia do coração de peito aberto). Após essa fase de implantação de todas as cirurgias e procedimentos do coração, a unidade também iniciará as cirurgias oncológicas.

"Um dos procedimentos mais importantes para quem teve um infarto ou que tem problemas no coração será feito aqui mesmo em São Gonçalo: o cateterismo. Quem não tem amigo ou parente que precisa fazer esse procedimento? Por incrível que pareça, nós não fazíamos isso aqui. Os pacientes aguardavam meses internados e eram agendados para realizar em Vassouras, com mais de duas horas de viagem em uma ambulância. Mas, felizmente, isso vai acabar. Será uma unidade de referência de alta complexidade com equipe médica altamente qualificada para realizar todos os procedimentos. O hospital vai desafogar toda a nossa rede de urgência e emergência, liberando leitos e melhorando o atendimento da população e o mais importante: vai salvar centenas de vidas. É mais um passo extremamente importante para a saúde municipal", disse o prefeito Capitão Nelson.

Ao todo, a unidade pode fazer até 12 cateterismos por dia que acontecerão às segundas e quintas-feiras. Até o início do funcionamento do hospital especializado, havia 13 pessoas internadas - média de dois meses - aguardando o procedimento. Outras 80 estão na fila da Central de Regulação. E 50 pessoas estão internadas aguardando outros tipos de cirurgias no coração. Todas serão contempladas ainda em dezembro.

"Além de agilizar o atendimento dos pacientes sem ter que esperar vagas em Vassouras (distante 150 quilômetros de São Gonçalo e único local que faz esse tipo de cirurgia em parceria com o município), os pacientes ainda ganham porque deixam de ficar expostos nos hospitais, onde podem contrair outras doenças. O ganho também é da cidade, que libera leitos para atender outros pacientes", disse o secretário municipal de Saúde e Defesa
Civil de São Gonçalo, Gleison Rocha.

Oncologia - Além das cardiológicas, as cirurgias oncológicas também serão iniciadas em dezembro no novo hospital, inclusive as que são realizadas em Rio Bonito. Apenas a reparadora de mama para as mulheres que tiveram câncer de mama que terá início em janeiro de 2023. A unidade de saúde, em um futuro breve, também irá realizar outras intervenções cirúrgicas atreladas às outras especialidades, como urológica, neurológica e bariátrica. "Será um avanço para a saúde de São Gonçalo, principalmente para os gonçalenses. Enxergamos a necessidade vital de promover qualidade na assistência dos pacientes que precisam de diferentes intervenções cirúrgicas. Vamos promover o cuidado integral, diminuir tempo de internação em outras unidades hospitalares, diminuir os riscos e investir os recursos com responsabilidade naquilo que vai impactar para melhorar a vida dos pacientes", concluiu a subsecretária de Urgência e Emergência, doutora Ana Luiza Enguer
Lagoeiro.