Por Denise Emanuele Paz Carvalho
O Dia Nacional de Conscientização e Prevenção ao Diabetes, celebrado na quinta-feira (26), tem como finalidade chamar a atenção das pessoas para a importância da prevenção e controle da doença, por meio de uma alimentação adequada e da prática de atividades físicas. Em Campos, o programa Hiperdia, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem por objetivo prevenir, diagnosticar, orientar, tratar e acompanhar pacientes hipertensos e diabéticos que preenchem determinados critérios de gravidade.
A médica endocrinologista e supervisora técnica do Hiperdia, Ana Paula Galvão, explicou que o diabetes é uma patologia crônica e de prevalência alta. A doença, que se caracteriza por uma deficiência na produção ou na ação da insulina, cujo resultado final é o aumento da glicose no sangue, se apresenta em três tipos: os que apresentam deficiência na produção de insulina (diabetes tipo 1), e na ação da insulina (tipo 2 e diabetes gestacional).
“Diabetes não compensada está diretamente associada ao aumento de infarto; AVC; insuficiência renal crônica, necessitando, inclusive, de hemodiálise; cegueira; impotência; amputações de extremidades. Os sintomas principais da doença são: cansaço; desânimo; fraqueza; visão turva; dormência dos membros inferiores; aumento da diurese, principalmente noturna; aumento da sede; aumento da fome e, apesar disso, emagrecimento”, pontuou a médica.
A especialista informa que os fatores de risco associados ao desenvolvimento do diabetes tipo 2 são: obesidade, sedentarismo, hábitos alimentares incorretos com alimentação rica em alimentos ultraprocessados, tabagismo, alcoolismo, uso contínuo de medicamentos tipo corticoide e alguns outros hormônios, como do crescimento e anabolizantes.