Vacina da Pfizer tem eficácia confirmada por agência dos EUA

Relatório diz que o imunizante não apresenta riscos de segurança - Foto: Tânia Rego / Agência Brasil

Coronavírus
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, em inglês), equivalente a Anvisa brasileira, realizou testes e confirmou a eficácia da vacina experimental para a covid-19 produzida pela farmacêutica Pfizer, com colaboração da BioNTech. Segundo a FDA, a vacina realmente apresenta eficácia de 95% após a segunda dose, como mostram os resultados da terceira fase dos testes clínicos.

O corpo técnico da Agência se reúne novamente na quinta-feira (10), para discutir se recomenda o uso emergencial do imunizante no país. Se a resposta for positiva, a autorização da FDA para o uso da vacina pode ocorrer em poucos dias.

Em relatório divulgado nesta terça-feira (8), a FDA afirmou que a vacina não apresenta riscos de segurança para impedir a autorização do uso. Também foi confirmado que o imunizante funciona independente da idade do paciente, peso e raça também não influenciam na imunização. Além disso, a Agência disse que as companhias desenvolvedoras da vacina forneceram informações adequadas como forma de garantir qualidade e consistência do imunizante para o uso nos EUA.