Fiocruz segue com processamento final da vacina nacional de Covid

O IFA nacional será transferido da área de armazenagem para a área de formulação nesta sexta-feira - Foto: Peter Ilicciev/FioCruz

Coronavírus
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O primeiro lote de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) nacional será transferido da área de armazenagem para a área de formulação nesta sexta-feira (14/1), onde passará pelo processo de descongelamento.

Nos dias subsequentes terá início então o processamento final das vacinas Covid-19 Fiocruz 100% nacionais, passando pelas etapas de formulação, envase, revisão, rotulagem, embalagem e controle de qualidade, conforme já ocorre com as vacinas produzidas a partir do IFA importado. Com isso, a entrega das primeiras doses produzidas integralmente pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) ao Ministério da Saúde está prevista para fevereiro.

O Instituto segue normalmente com o a produção da vacina Covid-19, intercalando o processamento de lotes utilizando IFA importado com o processamento de lotes utilizando IFA nacional. A instituição já possui mais de 21 milhões de doses de IFA produzido localmente, em diferentes etapas de produção e controle de qualidade. O IFA nacional começou a ser produzido ainda em julho de 2021.

Com o deferimento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para inclusão de Bio-Manguinhos/Fiocruz como unidade produtora do IFA, ocorrido no dia 7 de janeiro, a Fiocruz pode dar continuidade ao processamento final das primeiras doses do imunizante totalmente nacionalizado.