Uma década de produções reunidas em mostra

A tela "Brisa Constante, Azul Trepidante", que faz parte da mostra individual - Foto: Fotos: Divulgação

Entretenimento
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Espaço Correios de Niterói recebe a partir deste sábado (11) a exposição "Duo", que reúne 10 anos de produções do artista visual niteroiense Luiz Badia, às 11h.

Composta por duas séries distintas, mas que se comunicam, a primeira agrupa telas abstratas onde elementos subjetivos com manchas atmosféricas são estruturados com formas geométricas, criando tensão e harmonia: "Essa primeira parte da exposição reúne 15 obras da minha fase pop abstrata, onde mesclo fundos abstratos com inserções de elementos figurativos que funcionam como antítese e evocações de memória. Elementos da cultura pop ou da história da arte pactuam soltos, mas criam um diálogo entre si", diz o artista.

A segunda apresenta o mesmo conteúdo abstrato, mas com inserção de elementos figurativos que pontuam a composição e dão uma leitura mais abrangente do universo pessoal e da memória do artista: "A segunda parte da exposição apresenta 8 telas abstratas, sem a utilização de figura. São trabalhos assinados de 2004 a 2019, uma verdadeira retrospectiva", pontua Luiz.

Com referências ao mundo pop e da História da Arte, como o encontro do Davi de Michelangelo e o Ultraman da série japonesa, a ideia é representar um mundo diverso, cheio de antagonismo e dualidade, uma forma de representar e aglutinar num espaço várias informações que habitam no imaginário do artista.

Sendo sua maior exposição, Luiz comemora 35 anos de carreira. A mostra ocupará quatro salas do Espaço Cultural, e uma delas terá a projeção de sua nova videoarte, na qual a trilha musical, filmagem e edição representam sua unidade de pesquisas.

"Esses 35 anos foram sempre constantes e sem interrupções, nunca parei de pintar, trilhei muitas formas e estilos. O diálogo travado com as questões da pintura sempre me deram muito prazer, até mesmo nos momentos mais dolorosos da criação, de transformar uma tela branca e árida numa janela mágica da alma", conclui o artista.

Exposição no Espaço Cultural Correios de Niterói 

Av. Visconde do Rio Branco 481, Centro de Niterói. Até 29 de fevereiro, de segunda a sábado, das 11h às 18h. Telefone: 2503-8550.