Quadrilha que roubava carros em Niterói é desarticulada

Câmeras de segurança flagram momento em que assaltantes abordam vítimas que entravam em veículo no bairro de São Francisco, em Niterói - Foto: Reprodução de vídeo

Polícia
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Uma quadrilha especializada em roubar carros no bairro de São Francisco foi articulada pela Polícia Civil. De acordo com a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA-Niterói), o bando contava com dez criminosos oriundos da Comunidade do Novo México, que fica às margens da Rodovia RJ-104, em São Gonçalo. Seis deles, sendo quatro menores, já foram presos.

Segundo o delegado-auxiliar da especializada, José Paulo Pires, além dos assaltantes, receptadores dos produtos roubados também estão na mira da investigação. Os carros roubados, além de serem utilizados pela própria organização criminosa, também eram destinados à revenda e ao mercado de peças ilegais.

As investigações tiveram início em junho deste ano, após várias denúncias de roubo de automóveis em São Francisco e na RJ-104 serem feitas. “Como recebemos os menores infratores vindos de outras distritais para transporte, começamos a ouvir todos eles. Um deles, do Novo México, relatou que participava da quadrilha”, disse Pires.

A DPCA apurou que o líder do tráfico no Novo México, conhecido como Gulha, preso em outubro, recrutou outro criminoso, conhecido como Jacaré, que está foragido, para liderar o bando, que atuaria somente no roubo de automóveis, e lhes fornecia o armamento. Jacaré, por sua vez, formou uma quadrilha com outros oito roubadores, sendo seis deles menores de idade.

Ao longo dos últimos cinco meses, os membros do bando foram sendo capturados, restando apenas quatro foragidos. Ao todo, quatro menores se encontram apreendidos e dois (incluindo Gulha), cumprem prisão temporária. A investigação também apura a associação do grupo com traficantes das comunidades vizinhas Nova Grécia e Morro do Castro, em crimes como roubo de carga.

De acordo com apuração da especializada, a opção por roubar em São Francisco tinha como objetivo obter modelos específicos de carros além de conseguir mais recursos financeiros para abastecer o tráfico. Para acessar o bairro, os criminosos utilizavam uma rota através de Pendotiba e da Estrada da Cachoeira na tentativa de não chamar atenção da polícia.

Câmeras de segurança flagraram uma das ações da quadrilha no bairro da Zona Sul de Niterói. Dois bandidos chegam, de moto, e rendem uma família que estava num Ford Focus de cor branca. Outros criminosos, em um Hyundai Creta branco, também roubado, dão cobertura à ação. Ao todo, 40 veículos foram subtraídos pelos assaltantes e mais de 60 vítimas prestaram depoimento.

Todos os suspeitos responderão pelos crimes de roubo, porte ilegal de arma e associação para o tráfico. As investigações prosseguem, conduzidas pela DPCA, que já emitiu 60 pedidos de prisão e busca e apreensão contra os integrantes do bando que ainda estão em liberdade.